Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site da revista Foreign Policy
Por Brian Fonseca e Leland Lazarus
Nesta semana, centenas de prefeitos de toda a América Latina e Caribe estão chegando a Denver para a primeira Cúpula das Américas. A redução do crime e da violência estará no topo de suas mentes. Em 2022, a região continuou a apresentar altas taxas de homicídio: o Equador viu um aumento de 82% nos assassinatos devido à violência movida a drogas de gangues, o Haiti sofreu com a ilegalidade quando o Estado entrou em colapso e partes do Caribe tiveram algumas das taxas de homicídio mais altas per capita no hemisfério ocidental, em parte devido à onipresença das armas americanas.
Na Cúpula das Cidades, os líderes subnacionais tentarão abordar a segurança cidadã, juntamente com a proteção ambiental, tecnologia, energia, migração e outros temas. A convocação é uma continuação da Cúpula das Américas de 2022, realizada em Los Angeles. Líderes americanos de alto nível, como o secretário de Estado Antony Blinken, a secretária do Interior Deb Haaland e a representante comercial Katherine Tai estarão presentes.
Os Estados Unidos há muito são o principal parceiro de segurança para a maioria das nações latino-americanas e caribenhas. Exercícios e treinamentos militares patrocinados pelos Estados Unidos, vendas de armas e equipamentos e educação militar profissional superam em muito aqueles fornecidos por qualquer outro país. No entanto, Washington se concentra menos no treinamento de forças policiais locais que fornecem segurança civil no dia-a-dia. Pode ser que as autoridades dos EUA estejam deliberadamente relutantes em se envolver diretamente no treinamento policial na região: as forças policiais de alguns países há muito sofrem com a corrupção e baixa aprovação dos cidadãos, e as notícias frequentes de brutalidade policial e policiamento racista nos Estados Unidos enfraquecem a autoridade moral norte-americana para fornecer tal treinamento no exterior.
Mas, quaisquer que sejam as hesitações de Washington, a China explorou nos últimos anos esse vazio dos EUA na cooperação policial. Por meio do programa Cidade Segura da China, empresas como Huawei, ZTE, Dahua e Hikvision doaram câmeras de vigilância e tecnologia de reconhecimento facial para agências de aplicação da lei em todo o mundo. Na América Latina e no Caribe, Equador, Guiana e Suriname usam a tecnologia de Cidade Segura da China para tentar reduzir o crime. Os críticos argumentam que a tecnologia pode dar à China uma porta dos fundos para dados pessoais e governamentais sensíveis no exterior e também estão preocupados com o fato de a China estar exportando as mesmas práticas intrusivas de vigilância e policiamento repressivo que emprega dentro de suas próprias fronteiras.
A presença da polícia da China no exterior vai muito além das câmeras de segurança. O Ministério de Segurança Pública de Beijing realizou 12 reuniões bilaterais de diplomacia policial com suas contrapartes na Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Panamá e Trinidad e Tobago desde 2013. Eles discutiram conjuntamente o combate ao crime organizado e a cooperação em assuntos policiais; operações conjuntas de aplicação da lei; crime organizado chinês no exterior; e proteger a segurança, propriedade, direitos legais e repatriação da diáspora chinesa.
O livro branco de 2016 da China sobre a América Latina, o segundo divulgado desde 2008, enfatizou a necessidade de “acelerar o processo de assinatura de tratados relativos à assistência judicial em questões criminais e expandir a cooperação em áreas como combate ao crime, repatriação de fugitivos e recuperação de ativos”. Essas prioridades apoiam outras operações chinesas recentes que devolveram mais de dez mil fugitivos de mais de 120 países à China. O plano de ação conjunto do país para a América Latina e o Caribe de 2022 a 2024 e a Iniciativa de Segurança Global também expressam a intenção de ajudar a região a manter a paz e a segurança, embora ambos os documentos sejam vagos ao especificar como.
Outro fenômeno é o surgimento de postos avançados da polícia chinesa no exterior. Existem mais de cem desses escritórios em todo o mundo e 23 no Hemisfério Ocidental, de acordo com o grupo de direitos humanos Safeguard Defenders, embora esses números tenham sido contestados. Na semana retrasada, o FBI prendeu duas pessoas por supostamente operar um posto avançado da polícia chinesa na cidade de Nova York. É apenas o exemplo mais recente do governo chinês estendendo seu braço de aplicação da lei no exterior para exercer controle sobre a diáspora chinesa. Os condados chineses de Fuzhou e Qingtian também estabeleceram centros de serviço policial no exterior em Quito e Guayaquil, no Equador; Rio de Janeiro e São Paulo; Viña del Mar, Chile; e Buenos Aires. Desde 2001, a China estabeleceu acordos de extradição com México, Panamá, Barbados, Granada, Equador, Peru, Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.
Em 2017, um ano após o lançamento do livro branco da China sobre a América Latina, o então ministro da Segurança Pública Guo Shengkun assinou um acordo de cooperação com o Equador durante a 86ª Assembleia Geral da Interpol realizada em Beijing. O acordo incluiu a promoção do planejamento conjunto da aplicação da lei, implementação de atividades de controle e vigilância, transferência de tecnologia de aplicação da lei e desenvolvimento de recursos humanos da polícia. Em 2018, o então chefe do Departamento Municipal de Títulos Públicos de Beijing, Wang Xiaohong, assinou um memorando de entendimento com a Argentina e uma carta de intenções para cooperação policial com o Panamá. Curiosamente, os links para os documentos da Argentina e do Panamá foram excluídos do site do Ministério das Relações Exteriores da China.
Desde 2018, Argentina, Brasil, Cuba e Panamá enviaram delegações de policiais para fazerem um curso de duas semanas na Universidade da Polícia de Investigação Criminal da China, em Shenyang. Em 2019, a Escola de Polícia de Shandong, em Jinan, recebeu uma delegação de Granada, uma delegação peruana viajou para a cidade de Zhongshan para estudar técnicas de investigação e combate às drogas e fraudes, e o Uruguai enviou uma delegação para conhecer o sistema de identificação forense e a estrutura organizacional da China, tecnologia e aplicações de DNA, testes ópticos não destrutivos de evidências físicas, tendências de desenvolvimento de testes físicos e químicos e pesquisa sobre testes de drogas. A página original detalhando este treinamento foi excluída.
A China também doou carros de polícia, caminhões, motocicletas, capacetes, coletes à prova de balas, escudos, bastões e outros equipamentos de investigação para a Guiana em 2017, Trinidad e Tobago em 2019, Uruguai em 2019, Costa Rica em 2021, Nicarágua em 2022 e Panamá neste ano.
Nos próximos anos, a China provavelmente sediará um fórum multilateral com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos sobre aplicação da lei e engajamento policial. Como a região continua a sofrer com altas taxas de homicídio e criminalidade, os países podem receber mais assistência, treinamento e intercâmbios na aplicação da lei chinesa.
Além disso, à medida que mais turistas chineses retomam as viagens globais, o Ministério da Segurança Pública pode enviar policiais chineses a certos países populares da América Latina e do Caribe para ajudar os turistas chineses na área, como já faz por meio de acordos obscuros na Itália, Croácia e Sérvia. O Ministério de Segurança Pública da China em 2020 até começou a premiar policiais estrangeiros por protegerem cidadãos chineses no exterior. Em 22 de fevereiro, o vice-comissário de polícia de Granada, Tafawa Pierre, recebeu a Medalha Comemorativa da Grande Muralha deste ano da Embaixada da China, embora Pierre não tenha divulgado a colaboração específica com a aplicação da lei em que se envolveu, “por razões confidenciais”.
Os Estados Unidos devem competir com a crescente presença policial da China no Hemisfério Ocidental, expandindo seu próprio engajamento regional de aplicação da lei. O Bureau de Narcóticos Internacionais e Aplicação da Lei (INL, na sigla em inglês) do Departamento de Estado já fornece bilhões de dólares em aplicação da lei, antinarcóticos e capacitação judicial em todo o mundo. O INL poderia aumentar o número de policiais regionais que frequentam a Academia Internacional de Aplicação da Lei no Novo México.
Os Estados Unidos devem encorajar o intercâmbio de forças policiais estaduais e municipais por meio do Programa de Parceria Estatal da Guarda Nacional. Desde 1993, 18 Estados dos EUA, Porto Rico e o Distrito de Columbia construíram sólidas parcerias com 24 países da América Latina e do Caribe. A Guarda Nacional poderia facilitar intercâmbios e workshops entre os departamentos de polícia estaduais e municipais e suas contrapartes regionais. Os departamentos de polícia participantes precisariam ser examinados para garantir que tenham um histórico limpo antes de serem confiáveis para treinar com colegas estrangeiros.
O governo dos EUA também deve incentivar mais empresas do setor privado a fornecer serviços de tecnologia de segurança na região. O Serviço Comercial Estrangeiro dos EUA nas embaixadas dos EUA na região poderia cortejar empresas americanas relutantes em se expandir para mercados menores de segurança civil para competir. Empresas de países parceiros como Reino Unido e Japão também podem servir como alternativas viáveis para empresas chinesas.
Esses compromissos de aplicação da lei são o tipo de resultados necessários para a Cúpula das Cidades em Denver. A atual ênfase dos EUA na cooperação militar é importante para a defesa nacional, mas não ajuda seus parceiros a atender às suas necessidades imediatas de segurança pública doméstica. Os Estados Unidos devem enviar uma mensagem clara de que estão dispostos a trabalhar lado a lado com prefeitos e autoridades policiais da América Latina e do Caribe para construir cidades mais seguras, transparentes e democráticas do Canadá à Argentina.
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