Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Relatório da ONU sobre produção de urânio metálico no Irã preocupa os EUA

Os Estados Unidos expressaram na segunda-feira (16) preocupação com a produção iraniana de urânio metálico relatada pelo órgão atômico da ONU (Organização das Nações Unidas), informou a Radio Free Europe. O elemento químico pode ser usado na construção do núcleo de uma bomba nuclear.

O governo dos EUA agora pede a Teerã que “cesse sua escalada nuclear” e retorne às negociações do acordo nuclear de 2015 com potências mundiais.

“O Irã não tem necessidade crível de produzir urânio metálico, que tem relevância direta para o desenvolvimento de armas nucleares”, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price.

O ex-presidente iraniano Hassan Rouhani e o chefe da Organização de Energia Atômica do país (AEOI) Ali Akbar Salehi, na Central Nuclear de Bushehr, em 2015 (Foto: Wikimedia Commons)

A declaração surge como uma resposta a um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, emitido aos países membros. O órgão constatou que os iranianos produziram 200 gramas de urânio metálico enriquecido até 20%.

Em janeiro, o Irã anunciou que pretendia pesquisar a produção de urânio metálico, justificando que o material seria utilizado para um reator de pesquisa.

Alemanha, França e Grã-Bretanha declararam estar “profundamente preocupados” com o anúncio.

Acordo nuclear

Sob o acordo nuclear com o Irã, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), Teerã se comprometeu a não produzir urânio metálico. A promessa foi quebrada em meio a uma série de medidas tomadas em violação do JCPOA depois que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país do acordo e impôs novamente sanções ao Irã.

Uma das condições impostas pelo novo líder iraniano, Ebrahim Raisi, é de que todas as sanções impostas pelo governo Trump sejam derrubadas. Washington, porém, deu a entender recentemente que algumas das medidas seriam mantidas mesmo em caso de um novo acordo nuclear.

O presidente dos EUA, Joe Biden, diz que quer voltar ao acordo, mas as negociações indiretas em Viena, intermediadas pelos europeus para fazer com que Washington e Teerã voltem a cumprir o acordo, estão paradas.

Por que isso importa?

O urânio metálico pode ser usado tanto para geração de energia quanto na produção de armas nucleares. Ainda que Teerã insista se tratar da primeira alternativa, o crescente estoque gerou desconfiança na AIEA.

Para produzir uma arma, é preciso 1,16 tonelada de urânio com menos de 5% de pureza, apontou a Associação de Controle de Armas, de Washington.

resolução 2231 da ONU rege o acordo nuclear de 2015. O ex-presidente norte-americano Barack Obama foi o responsável por uma cooperação para que os iranianos deixassem de investir em armas nucleares.

O post Relatório da ONU sobre produção de urânio metálico no Irã preocupa os EUA apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox