A guerra na Ucrânia, iniciada no dia 24 de fevereiro, completa cem dias na sexta-feira (3), já com “consequências arrasadoras para as crianças, numa escala e velocidade não vistas desde a Segunda Guerra Mundial”. O alerta foi feito na quarta-feira (1º) pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A agência da ONU divulgou um comunicado explicando que mais de 5,2 milhões de menores de idade ucranianos dependem agora de assistência humanitária, incluindo 2,2 milhões que estão agora refugiados.
Relatórios do Escritório de Direitos Humanos da ONU mostram que em média, duas crianças são mortas por dia na Ucrânia e mais de quatro ficam feridas, a maioria vítima de explosivos lançados sobre áreas povoadas.
Quase 260 centros de saúde e uma escola apoiada pelo Unicef foram destruídos no leste do país, além de centenas de outras escolas danificadas ao redor da Ucrânia.
A agência da ONU fala em uma “situação desesperadora”. Sendo o 1º de junho o Dia Internacional para Proteção das Crianças, a diretora-geral do Unicef lamenta que, em vez de se celebrar a data, serão completados cem dias de guerra na sexta.
© UNICEF/Siegfried Modola
Crianças esperam em um trem na Ucrânia para evacuação para a Polônia no início de abril de 2022.
Catherine Russell lembra ser “urgente um cessar-fogo e um acordo de paz, pois sem isso, as crianças continuarão sofrendo e os impactos da guerra afetarão os menores vulneráveis ao redor do mundo.”
O Unicef também alerta que a guerra tem causado “uma crise aguda de proteção das crianças”, uma vez que aquelas que fogem da violência têm mais chances de serem separadas de suas famílias ou de sofrerem abusos, exploração sexual ou tráfico.
A guerra e o deslocamento em massa de pessoas estão prejudicando meios de subsistência e oportunidades econômicas, deixando muitas famílias sem renda suficiente para adquirir itens básicos.
O Unicef continua a apelar por um cessar-fogo imediato na Ucrânia e pela proteção de todas as crianças, com o fim do uso de explosivos e de ataques a infraestruturas civis. Ao lado de parceiros humanitários, a agência da ONU atua tanto na Ucrânia como nos países vizinhos fornecendo apoio aos civis.
Dentro do país em conflito, foram distribuídos medicamentos e água potável para mais de um milhão de pessoas, além de apoio psicossocial para mais de 610 mil crianças.
Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News
O post Após cem dias, guerra na Ucrânia tem consequências arrasadoras para crianças apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos