Os talibãs assumiram o controle nesta segunda-feira (9) de Aibak, na região norte do Afeganistão. Foi a sexta capital provincial tomada pelo grupo extremista em quatro dias, informou uma fonte do governo local. Reportagem da Radio Free Europe abordou o avanço da organização extremista.
Os militantes do Taleban “estão no controle total”, disse o vice-governador de Samangan (da qual Aibak é a capital), Sefatullah Samangani, à agência AFP.
Com o domínio de Aibak, os militantes jihadistas já dominam seis capitais de província do Afeganistão, em uma ofensiva devastadora que as forças afegãs parecem deterioradas e sem forças o suficiente para responder – até a residência do ministro de Defesa foi alvo de um carro-bomba semana passada, expondo a fragilidade do país.
A ofensiva ocorre em meio a um cenário em que os insurgentes vêm avançando com uma ofensiva em todo o Afeganistão. O momento coincide com a retirada das tropas dos EUA e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciada em maio, que está facilitando que a organização ganhe território.
O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, afirmou que “quase todos” os Estados membros da Otan “não estavam interessados” no apelo da Grã-Bretanha para permanecer no Afeganistão após a retirada dos EUA do país.
“Tentamos várias nações com ideias semelhantes. Alguns disseram que estavam interessados, mas seus parlamentos não. Ficou claro rapidamente que sem os Estados Unidos como a nação-modelo que haviam sido, essas opções foram fechadas”, Wallace disse ao Daily Mail no domingo (8).
Wallace acrescentou que o governo do Reino Unido estava “triste […] com todo o sangue e tesouro que foi gasto, que era assim que estava terminando [no Afeganistão]”. O secretário finalizou afirmando que “o acordo firmado no ano passado entre os Estados Unidos e o Taleban era um ‘acordo podre‘”.
Rumo aos grandes centros
Desde maio, aproveitando a fase final da retirada das tropas estrangeiras que, segundo o Comando Central dos EUA está mais de 95% por cento concluída e será finalizada em 31 de agosto, os talibãs assumiram o controle de extensas áreas rurais do país. Agora, a organização tem como meta tomar as grandes cidades.
O Taleban também conquistou a maior parte de Lashkar Gah, capital da província de Helmand, no sul, onde os extremistas tomaram nove dos dez distritos policiais da cidade só na semana passada. Os confrontos seguem a toda, assim como os ataques aéreos dos EUA e do governo afegão, um dos quais danificou uma clínica de saúde e um colégio.
Muitos civis vêm sendo vitimados pelo fogo cruzado. A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) emitiu nota nesta segunda (9) informando que pelo menos 27 crianças foram mortas e 136 feridas em três províncias do Afeganistão nos últimos três dias em meio à escalada da violência.
O post Taleban conquista sexta capital provincial em quatro dias no Afeganistão apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos