Um grupo de sequestradores exige o pagamento de resgate para libertar 81 crianças que foram levadas de uma escola no norte da Nigéria em julho. As negociações vêm sendo conduzidas por um pastor da região, de acordo com a agência Reuters.
O sequestro aconteceu na escola de ensino médio Bethel Baptist, no Estado de Kaduna, e os sequestradores exigem um milhão de nairas (R$ 12,7 mil) por cada criança raptada. O sequestro é o décimo registrado na região desde dezembro do ano passado.
Pouco depois do sequestro, 28 crianças foram libertadas, e um segundo grupo com mais 28 foi solto dias depois. Porém, 81 seguem em cativeiro, de acordo com o pastor Ite Joseph Hayab, que encabeça as negociações. Ele contou que ao menos três jovens foram libertados em virtude do pagamento de resgate.
Pagamento proibido
Um projeto de lei que vem sendo discutido na Nigéria quer proibir a população civil de pagar resgates em dinheiro pela libertação de vítimas de sequestro em massa. Se aprovado, o dispositivo criminalizaria o pagamento pela soltura com até 15 anos de prisão.
A medida vem na esteira da série de sequestros em escolas do norte e nordeste do país. Segundo os legisladores, a normativa legal serviria para desencorajar os sequestros, cuja finalidade principal é arrecadar dinheiro para milícias armadas.
O watchdog ICC (Preocupação Cristã Internacional, da sigla em inglês) critica a proposta. “Ela erra o alvo, já que o problema fundamental em jogo é a falta de medidas de segurança eficazes e de aplicação da lei, e não pais desesperados tentando resgatar seus filhos”, diz a entidade, de acordo com a rádio nigeriana CHVN.
O post Sequestradores exigem resgate para libertar 81 crianças na Nigéria apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos