Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Emboscada de jihadistas contra comboio do exército mata 19 pessoas no Níger

Um grupo jihadista armou uma emboscada contra um comboio de suprimentos militares e matou 18 soldados do exército do Níger e um civil, no sábado (31). A informação foi confirmada nesta segunda (2) pelo Ministério da Defesa, de acordo com o site local ActuNiger.

O ataque ocorreu nas proximidades da cidade de Torodi, região de Tillaberi, no momento em que as forças de segurança transportavam a carga em direção a Boni. Além dos 18 mortos, o ataque terminou com sete soldados feridos, e outros seis estão desaparecidos.

Soldados do exército do Níger realizam treinamento com forças estrangeiras em abril de 2018 (Foto: USAFRICOM/;Flickr)

Segundo comunicado enviado à imprensa pelo Ministério, a ação dos jihadistas teve o uso de explosivos improvisados, que foram detonados contra os soldados no momento em que eles tentavam resgatar os militares feridos no primeiro ataque.

“As forças de defesa e segurança, apoiadas pela aviação militar, já realizaram uma ampla varredura na área para capturar os terroristas”, diz um comunicado enviado à imprensa pelo governo.

O texto ainda manifesta condolências às famílias das vítimas. “Nesta dolorosa circunstância, o Ministro da Defesa Nacional, em nome do Presidente da República, Chefe do Estado, Chefe Supremo das Forças Armadas, envia suas tristes condolências aos familiares dos falecidos e deseja a rápida recuperação dos feridos . Ele envia seus parabéns e incentivo às Forças de Defesa e Segurança pela dedicação na defesa do território nacional”.

Onda jihadista

Tillaberi é considerada o novo epicentro da onda jihadista que tomou o Sahel Central. Os assassinatos são parte de uma onda de ataques promovidos por grupos armados ligados ao EI (Estado Islâmico) e à Al-Qaeda na região da tríplice fronteira do Níger com Mali e Burkina Faso.

A violência aprofunda os desafios de segurança enfrentados pelo novo presidente do Níger, Mohamed Bazoum, eleito no final de fevereiro. Bazoum ocupa o lugar de Mahamadou Issoufou, à frente do país desde 2011, que deixou o poder após dois mandatos na primeira transição presidencial pacífica do país desde a independência da França, em 1960.

O país mais pobre do mundo, conforme classificação da ONU (Organização das Nações Unidas), ainda luta contra o alastramento do Boko Haram, da Nigéria, que avança sobre o sudeste do país.

No Brasil

Casos mostram que o Brasil é um “porto seguro” para extremistas. Em dezembro de 2013, um levantamento do site The Brazil Business indicava a presença de ao menos sete organizações terroristas no Brasil: Al Qaeda, Jihad Media Battalion, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al-Gama’a Al-Islamiyya e Grupo Combatente Islâmico Marroquino.

Em 2001, uma investigação da revista VEJA mostrou que 20 membros terroristas de Al-Qaeda, Hamas e Hezbollah viviam no país, disseminando propaganda terrorista, coletando dinheiro, recrutando novos membros e planejando atos violentos.

Em 2016, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio, a PF prendeu um grupo jihadista islâmico que planejava atentados semelhantes aos dos Jogos de Munique em 1972. Dez suspeitos de serem aliados ao Estado Islâmico foram presos e dois fugiram. Saiba mais.

O post Emboscada de jihadistas contra comboio do exército mata 19 pessoas no Níger apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox