Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Washington calcula que já retirou 90% de suas tropas do Afeganistão

A retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão está 90% completa, de acordo com o Centcom (Comando Central, da sigla em inglês), órgão do Departamento de Defesa dos EUA. Os números deixam claro que o prazo estipulado pelo presidente Joe Biden, 11 de setembro, é apenas simbólico. As informações são da agência qatari Al Jazeera.

Um momento crucial no processo de saída dos norte-americanos foi o esvaziamento da base militar de Bagram, que nos últimos vinte anos foi o centro do poder militar dos EUA no Oriente Médio. A evacuação foi finalizada na sexta-feira (2) durante a madrugada, de maneira tão discreta que incomodou as autoridades afegãs.

Militares dos EUA em Bagram, maio de 2002: base foi esvaziada em julho de 2021 (Foto: The U.S. National Archives)

O general Asadullah Kohistani disse à rede britânica BBC que os EUA deixaram Bagram às 3h da madrugada e sequer avisaram ao exército do Afeganistão, que só descobriu sobre a retirada horas depois. A insatisfação se deve porque existe a expectativa de que o Taleban ataque Bagram, onde uma prisão abriga cerca de 5 mil prisioneiros.

Kohistani disse ter informações de que o grupo jihadista já vinha se movimentando em áreas rurais próximas à base. “Você sabe, se nos compararmos aos americanos, é uma grande diferença. Mas, de acordo com nossas capacidades, estamos tentando fazer o melhor”, disse ele.

Guerra civil

Os Estados Unidos tinham cerca de 2,5 mil soldados no Afeganistão quando o processo de retirada começou, em 1º de maio. Agora, com a evacuação quase completa, o país se afunda em violência devido à incapacidade de as forças afegãs conterem o avanço do Taleban, que a cada dia assume o controle de novos distritos entre os 400 do país.

A tendência é que a conquista de territórios continue, e as forças do governo estão acuadas especialmente na região norte do país. Sem alternativa, na segunda-feira (5), mais de mil soldados afegãos atravessaram a fronteira em busca de abrigo no vizinho Tadjiquistão.

No início de junho, o principal general dos EUA no Afeganistão, Austin Miller, disse a repórteres que o país pode entrar em guerra civil após a retirada formal das tropas norte-americanas.

O post Washington calcula que já retirou 90% de suas tropas do Afeganistão apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox