O PMA (Programa Mundial de Alimentos) anunciou na terça-feira (16) a partida do primeiro navio com auxílio humanitário da Ucrânia para a África. A embarcação Brave Commander, fretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), navegou a partir do Mar Negro carregando de 23 mil toneladas de trigo rumo ao Djibuti, com destino final na Etiópia.
Em nota, o chefe do PMA, David Beasley, declarou que a abertura dos portos ucranianos do Mar Negro é o passo mais importante no combate à fome no mundo.
Ele acredita que será preciso mais do que o movimento de navios de grãos, a partir da Ucrânia, para acabar com o problema, ressaltando o retorno de cereais ucranianos aos mercados globais para impedir o agravamento da crise alimentar mundial.
Para o chefe do PMA, o mundo ainda enfrenta uma crise alimentar sem precedentes, com até 50 milhões de pessoas em 45 países prestes a passar fome.
Com a retomada das exportações da Ucrânia, a expectativa é de que os silos de armazenamento de grãos nos portos sejam esvaziados antes da colheita da temporada do verão.
O apelo à comunidade humanitária, aos governos e ao setor privado é para que atuem com urgência a fim de salvar vidas e invistam em soluções de longo prazo.
A agência das Nações Unidas adverte que, se o mundo falhar, as pessoas serão jogadas numa situação de fome com um impacto que pode ser desestabilizador e sentido por todos.
Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News
O post Navio deixa a Ucrânia com primeiro carregamento de alimentos para a África apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos