Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONUNews, da Organização das Nações Unidas
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) enviou para a Índia equipamentos e insumos de saúde para socorrer as vítimas da Covid-19. A lista inclui 3 mil cilindros de oxigênio, testes, kits médicos e outros materiais.
Nesse momento, a Índia é a nação mais atingido pela Covid-19. Segundo dados da OMS, perto de 4 mil pessoas morreram somente na quarta-feira. No total, mais de 230 mil pessoas já perderam a vida.
Em comunicado, a representante do Unicef na Índia, Yasmin Haque, disse que são necessárias medidas urgentes para evitar mais perdas trágicas.
Segundo ela, a agência está garantindo que os serviços para as crianças mais vulneráveis continuem, mas “muito mais é necessário à medida que o surto continua a espalhar-se rapidamente.”
Em Portugal, o Unicef lançou um apelo aos portugueses para que se juntem a este esforço global. A diretora-executiva da agência no país, Beatriz Imperatori, disse que “as cenas que chegam diariamente da Índia são simplesmente arrasadoras.”
Ela conta que o sistema de saúde já colapsou e não tem capacidade para tratar tantos doentes. Como sempre, são as pessoas mais vulneráveis que mais sofrem. Imperatori apelou a todos os doadores para que respondam para “evitar uma tragédia ainda maior.”
Ajuda
Além dos cilindros, a agência já forneceu mais de 500 cânulas nasais de alto fluxo e 85 máquinas RT-PCR, que realizam os testes de Covid-19.
O Unicef apoia a compra e instalação de 25 centrais de oxigénio para hospitais no Nordeste e no estado de Maharashtra, e a instalação de mais de 70 scanners térmicos em vários portos de entrada em todo o país.
A agência também mobilizou peritos de alto nível em Estados mais atingidos, como Maharashtra, para prestar apoio às autoridades estatais e locais para o planeamento e monitorização de respostas de curto prazo.
Em Childline, foram distribuídos mais de 11 mil kits de proteção pessoal para que os serviços de acolhimento de crianças possam continuar a operar.
Parceiros
O Unicef está prestando apoio técnico ao governo e parceiros para ajudar 12,3 milhões de crianças em 17 estados a continuarem a aprender a partir de casa. Por exemplo, os “Centros de Aprendizagem Móvel, em Bihar, estão apoiando 28 mil crianças.
A agência e outros parceiros estão ajudando o governo na aceleração do lançamento da vacina e no combate à desinformação, com a produção de novos conteúdos multimídia em várias línguas.
Para continuar esta resposta, o Unicef precisa de US$ 21 milhões para a entrega urgente de equipamentos e mais US$ 50 milhões para outras intervenções de salvamento.
Como ajudar
Para ajudar, acesse este link (Unicef)
O post ONU: Unicef pede doações para vítimas da Covid-19 na Índia apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos