A polícia contraterrorismo do Reino Unido anunciou nesta quinta (4) que impediu três ataques terroristas ao país desde o início da pandemia. Desde março de 2017, foram 28 atos terroristas evitados pelas forças de segurança.
Em paralelo, 185 suspeitos foram presos por envolvimento em atos de violência extremista desde o início de 2020. O número representa uma queda de 34% – o índice mais baixo em nove anos.
Foram mais de 800 investigações ao longo do último ano, segundo o coordenador nacional de combate ao terrorismo da Grã-Bretanha, Dean Haydon. Os números, afirma, servem de alerta.
“Enquanto nos concentramos em combater a Covid-19, os terroristas não pararam de planejar ataques e radicalizar pessoas online”, alertou o especialista ao tabloide britânico “Daily Mail”.
A Unidade de Referência Contraterrorismo do Reino Unido apontou um aumento de 7% no conteúdo terrorista online em dezembro de 2020. O principal objetivo é recrutar crianças e adolescentes vulneráveis na internet.
“É uma tendência preocupante”, disse Haydon. Segundo ele, o número de prisões de jovens na faixa etária dos 18 anos por terrorismo cresceu de 12 em 2019 para 19 no último ano. O índice representa 10% de todas as prisões do último ano.
Segundo Haydon, as rígidas restrições impostas pelo governo para barrar a Covid-19 beneficiam os grupos terroristas. “Há mais oportunidade para atuarem”, relata, ao pedir que todos “permaneçam vigilantes” e denunciem em caso de suspeita.
O post Polícia local impediu três ataques terroristas na pandemia, diz Reino Unido apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos