Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 23 de março de 2021

Militantes jihadistas matam mais de 130 civis em novo ataque no Níger

Um ataque matou 137 pessoas no domingo (21), na região da tríplice fronteira entre Níger, Mali e Burkina Faso. O massacre é o maior em número de mortos já registrado em Tillaberi, epicentro da insurgência jihadista no Sahel Central.

Como em ataques anteriores, homens armados e em motocicletas alvejaram civis nas aldeias de Intazayene, Bakorat e Wistane, registrou o jornal queniano “Nation”. Em uma semana, a região fronteiriça somou 236 mortos por grupos jihadistas.

As autoridades não divulgaram quais grupo podem estar por trás do ataque e nenhuma milícia reivindicou as mortes. A violência a civis na região envolve militantes ligados à Al-Qaeda, Estado Islâmico e outros grupos.

Ainda no domingo, outro atentado matou 33 soldados em um posto policial do Mali, também na tríplice fronteira. O Estado Islâmico reivindicou as mortes. Antes disso, o último massacre ocorreu no dia 15, quando extremistas mataram 66 pessoas após invadirem um ônibus a caminho das feiras comerciais de Banibangou.

Militantes jihadistas matam mais de 130 civis em ataque no Níger
Oficial da Unicef auxilia criança perdida após conflitos na aldeia de Ogossagou-Peulh, Níger, em abril de 2019 (Foto: Unicef/Seyba Keita)

Motivação política

A escalada de violência ocorre logo após a eleição do novo presidente do Níger, Mohamed Bazoum, no final de fevereiro. Bazoum ocupa o lugar de Mahamadou Issoufou, à frente do país desde 2011, que deixou o poder após dois mandatos na primeira transição presidencial pacífica do país desde a independência da França, em 1960.

Os ataques de domingo coincidem com a confirmação da vitória de Bazoum no segundo turno pelo tribunal constitucional, disse a RFI (Radio Free International). O novo presidente deve assumir o cargo em 2 de abril.

No último lugar do ranking de desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas), o Níger luta contra insurgências islâmicas originais do Mali e da Nigéria. A violência dos grupos já forçou o deslocamento de cerca de 500 mil civis da região.

O post Militantes jihadistas matam mais de 130 civis em novo ataque no Níger apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox