Este conteúdo foi publicado originalmente na agência ONU News, da Organização das Nações Unidas
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou os atos de violência no Capitólio, como é conhecido o Congresso dos Estados Unidos. Apoiadores do atual presidente, Donald Trump, invadiram e vandalizaram o local na última quarta (6).
Em nota emitida pelo porta-voz Stephane Dujarric, Guterres afirmou que, em situações semelhantes, os líderes devem orientar seus seguidores a se absterem da violência e a respeitarem os processos democráticos e o Estado de direito.
Segundo a mídia local, pelo menos quatro pessoas morreram após um grupo de manifestantes invadir o Congresso para protestar contra a sessão de certificação da eleição dos futuros presidente e vice-presidente do país.
Uma mulher morreu após ser baleada no tumulto. De acordo com agências de notícias, ela era veterana da Força Aérea dos Estados Unidos e apoiadora de Trump.
Horas após a invasão do local por manifestantes, forças policiais conseguiram conter a situação sob o decreto de um estado de sítio na capital americana.
Em nota separada, o presidente da Assembleia Geral, Volkan Bozkir, expressou tristeza e preocupação com os acontecimentos no que ele chamou de “uma das maiores democracias do mundo”.
O secretário-geral da ONU disse esperar que a paz e o respeito prevaleçam no país-anfitrião das Nações Unidas nesse momento crítico.
O post ONU: Guterres lamenta atos de violência no Congresso dos Estados Unidos apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos