Um ataque a bomba matou dez peregrinos xiitas na capital iraquiana, Bagdá, na segunda (8). A agência turca Anadolu confirmou o atentado. Um homem não identificado teria atirado uma granada em direção ao grupo durante um evento religioso.
Os visitantes celebravam a morte do sétimo imã do Islã xiita Musa Al-Kadhim. Milhares de peregrinos visitam o local a cada dia 25 de Rajab, segundo o calendário islâmico.
O ritual inclui caminhar longos percursos desde províncias do interior do Iraque até o santuário, ao norte de Bagdá.
Horas antes do ataque, o Ministério do Interior iraquiano informou em um comunicado que conseguiu frustrar outros ataques suicidas contra os peregrinos xiitas. Até agora, nenhum grupo terrorista reivindicou o atentado.
O caos se instaurou após o ataque. Em vídeo, pessoas correm e gritam por ajuda nas ruas próximas ao santuário. A violência entrou na rotina de eventos religiosos xiitas nos últimos anos.
Ataques suicidas já deixaram centenas de mortos e feridos. Bagdá costuma responsabilizar o Daesh, nome pejorativo para o Estado Islâmico, pela autoria dos atentados.
A maioria dos integrantes do grupo estão em células adormecidas nas áreas rurais do Iraque. Forças-tarefa de aliados como o EUA e Turquia já estão presentes em diversas regiões iraquianas para combater os extremistas.
O post Dez xiitas são mortos em ataque durante peregrinação no Iraque apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos