Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 2 de março de 2021

Índia investiga se apagão de Mumbai ocorreu após ataques hackers da China

Autoridades da Índia investigam um possível envolvimento da China no apagão de Mumbai, em outubro de 2020. A principal suspeita é a de que ataques cibernéticos tenham gerado a queda de energia, que afetou milhões de indianos, de acordo com o “The Wall Street Journal”.

O blecaute foi o maior em décadas na capital financeira da Índia. Trens ficaram parados por horas e hospitais precisaram apelar para geradores de energia movidos a diesel.

Para o ministro do Interior indiano, Anil Deshmukh, é possível que haja conexão entre o apagão e os ataques cibernéticos que atingiram os servidores das concessionárias de energia do estado de Maharashtra, no sudoeste do país e onde fica a metrópole de Mumbai.

Índia investiga se apagão de Mumbai ocorreu após ataques hackers da China
Parque de abastecimento elétrico de Mumbai, Índia, em fevereiro de 2009 (Foto: World Bank/Simone D. McCourtie)

Um estudo da Recorded Future, organização norte-americana que estuda o uso da internet por atores estatais, acessado pelo “The New York Times”, aponta a infiltração de um malware chinês nos controles de segurança para o fornecimento de eletricidade da Índia.

Outros sistemas, como o de uma subestação de alta tensão e de uma usina a carvão, também estariam infectados. Conforme o estudo, a maior parte desse malware nunca foi de fato ativada. A empresa disse ter notificado o problema ao governo indiano.

Suspeita alimenta tensão

O relatório elevou a temperatura das tensões entre a China e a Índia. Ao diário indiano “The Print”, o ministro de Energia Nitin Raut acusou o vizinho ao norte. “Aguardamos o relatório final, mas pelas informações que temos, definitivamente houve sabotagem”, disse.

Além de disputar a fronteira do Himalaia, Beijing discorda de Nova Délhi em temas como a autonomia do Tibete, a crescente cooperação de defesa com EUA, Japão e Austrália e as restrições a investimentos chineses na Índia.

“É altamente irresponsável acusar quando não há evidências”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, nesta segunda (1).

O post Índia investiga se apagão de Mumbai ocorreu após ataques hackers da China apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox