Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Taiwan condena aliança entre Rússia e China frente à ameaça de conflitos: ‘Desprezível’

Taiwan não recebeu nada bem a aliança “sem limites” anunciada na última sexta-feira (4) por China e Rússia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da ilha, o anúncio é “desprezível”, por ter sido feito às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022 e em meio à escalada da tensão sobretudo entre Moscou e Kiev, mas também entre Beijing e Taipé. As informações são da agência catari Al Jazeera.

No embate entre China e Rússia contra os EUA, o momento do anúncio foi emblemático, às vésperas do início dos Jogos, aos quais Washington anunciou um boicote diplomático. “Isso é um insulto ao espírito pacífico incorporado pelos anéis olímpicos e será desprezado pelo povo de Taiwan e desprezado pelos países democráticos”, disse o Ministério taiwanês.

“Isso não apenas aumenta o desgosto e aversão do povo taiwanês pela arrogância e intimidação do governo chinês, mas também mostra claramente a todos os países do mundo a face sinistra da agressão, do expansionismo e dos danos à paz do regime comunista chinês”, disse a pasta.

Presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, julho de 2018 (Foto: Wikimedia Commons)

A manifestação de Taiwan foi uma resposta ao anúncio de fortalecimento do laço entre Rússia e China, feito pelos presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos na China. “A amizade entre os dois Estados não tem limites, não há áreas ‘proibidas’ de cooperação”, disseram os dois países em comunicado conjunto.

A aliança foi saudada inclusive pelo Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que se manifestou no Twitter ainda na sexta (4).

De um lado, o anúncio serviu para a Rússia manifestar apoio às reivindicações da China de que Taiwan é parte de seu território, condenando, assim, qualquer pretensão de independência da ilha. Já Beijing manifestou apoio à Moscou em sua oposição à demanda da Ucrânia para se juntar à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

A aliança surge em um momento de risco crescente de invasão russa ao território ucraniano, com cerca de cem mil soldados mobilizados atualmente na região fronteiriça. Paralelamente, também tem aumentado o temor de uma ação militar contra Taiwan pela China, que tem realizado frequentes incursões de jatos chineses no espaço aéreo da ilha.

O post Taiwan condena aliança entre Rússia e China frente à ameaça de conflitos: ‘Desprezível’ apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox