Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONU News, da Organização das Nações Unidas
A Acnur (Agência da ONU para Refugiados) informou que está apoiando o México para fortalecer e expandir procedimentos de asilo em meio ao aumento no número de pessoas que procuram abrigo no país.
De janeiro a março deste ano, a Comissão de Assistência a Refugiados do México, Comar, registrou 22.606 novos pedidos de asilo, 31% a mais que no primeiro trimestre de 2020. O Acnur lembra que esse número também representa um aumento de 77% em relação a 2019.
No mês passado, houve um recorde histórico de pedidos de asilo de migrantes no México com 9.076 solicitações. A porta-voz da agência em Genebra, Katerina Kitidi, disse que “a tendência de subida começou em 2014, quando o país expandiu sua capacidade de processar pedidos de asilo e integrar refugiados.”
Entre 2014 e 2019, o número de pedidos de asilo registrados passou de 2.137 para 70.302, um aumento de mais de 3.000%. No ano passado, houve uma redução por causa da Covid-19, mas com o relaxamento das restrições, as solicitações voltaram a subir.
O porta-voz do Acnur no estado de Chiapas, Pierre-Marc René, falou à ONU News sobre a situação na fronteira. “A maioria dos pedidos relaciona-se à violência, incluindo ameaças, recrutamento forçado, extorsão, violência sexual e assassinatos”, disse.
Desde 2018, o Acnur ajudou a aumentar o registro do Comar e a capacidade de processamento de casos. Funcionários vão à área e apoiam a abertura de um novo centro de processamento na cidade de Tapachula, no estado de Chiapas, no sul do país.
A agência está oferecendo apoio adicional para aumentar a capacidade de mais de 30 abrigos da sociedade civil. No final de 2020, o Acnur concluiu a construção de um novo abrigo com 300 leitos para requerentes de asilo e refugiados em Tapachula.
Futuro
O Acnur deve concluir a construção de um novo abrigo na cidade de Monterrey para 80 pessoas ainda em 2021. Outro abrigo está em andamento em Sán Cristobal de las Casas, no sul, para 100. Mais de 70% dos pedidos de asilo no México são feitos no sul, especialmente no estado de Chiapas.
Conforme a porta-voz do Acnur, as necessidades devem continuar altas. A agência planeja continuar apoiando com abrigo, acesso a asilo e assistência para realocação, entre outras formas de ajuda.
“Embora o México já tenha sido considerado um país de trânsito para muitos daqueles que fogem da América Central, o recente aumento nos pedidos de asilo confirma que também se tornou um lugar onde muitos refugiados podem encontrar proteção e reiniciar suas vidas”, disse Kitidi.
O post ONU: Número de migrantes no México cresceu 77% em relação a 2019 apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos