O Quênia e a República Democrática do Congo assinaram nesta quarta (21) acordos para alavancar a parceria mútua de comércio, segurança e transporte, informou o portal Nation Africa. A iniciativa concede ao governo congolês benefícios de carga no porto de Mombaça e outros privilégios em instalações quenianas.
O presidente queniano Uhuru Kenyatta também se ofereceu para abrir postos diplomáticos nas regiões de Goma e Lubumbashi, no leste da RD Congo, para facilitar serviços consulares aos comerciantes. “Nairóbi está tentando aproximar os países vizinhos para que possamos enfrentar nossos problemas comuns em conjunto”, disse.

Até então, os dois países mantinham pouca ou nenhuma relação nesses setores. Quando implementado em sua totalidade, o acordo contemplará atrasos nas importações da RD Congo por meio de mecanismos que diminuem a burocracia entre os dois países.
As autoridades não relevaram mais detalhes sobre o acordo, mas diplomatas disseram a jornalistas que a medida deve incluir estaleiros especializados para mercadorias congolesas e o envio de funcionários aos portos quenianos para acelerar o desembaraço dos produtos.
Ampliação de negócios
A mudança logo após indicações do Quênia de que seu interesse em melhorar o comércio com o governo de Kinshasa. Apesar de a RD Congo depender dos portos marítimos da África Oriental para importações, o Quênia lidava com menos de 15% das mercadorias enviadas ao país vizinho. Tanzânia e Moçambique recebiam a maior parte das transações.
O acordo deve harmonizar as taxas cobradas sobre mercadorias importadas na RD Congo – fator que repelia transportadores quenianos a priorizar o país. A parceria também envolve cooperação em contraterrorismo, contrabando de armas, imigração, controle alfandegário e cibersegurança.
O Quênia costuma apoiar as propostas de paz da RD Congo e vê espaço para impulsionar a economia local. Apesar da guerra civil congolesa ter acabado em 2003, após cinco anos de conflito, as milícias ainda lideram as mais diversas atrocidades na região.
O post Quênia e RD Congo assinam acordo de comércio, segurança e transporte apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos