Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONU News, da Organização das Nações Unidas
Este 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. E o segundo consecutivo marcado durante a pandemia da Covid-19. Em mensagem, o secretário-geral da ONU pediu ao mundo que renove seu compromisso com o setor promovendo o acesso universal aos cuidados de saúde e um mundo mais saudável e justo.
Para António Guterres, o novo coronavírus revelou desigualdades e injustiças na área da saúde em todo o globo. “As taxas de contaminação e morte pelo novo coronavírus são mais altas em pessoas que lutam contra a pobreza e exclusão social”, disse.
O chefe da ONU diz que a grande maioria de doses de vacina aplicadas até o momento ocorreu em países ricos e produtores dos imunizantes. Ele afirmou que as nações pobres têm de ficar à espera da iniciativa Covax, liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que entrega lotes de vacinas a países de rendas baixa e média.
Recuperação
Guterres ressalta que as desigualdades são imorais e perigosas para a saúde, para as economias e sociedades inteiras. Este ano, a OMS está lançando uma campanha para um mundo mais justo e mais saudável. A data coincide com a criação da OMS, em 1948.
Segundo o secretário-geral, com a recuperação da pandemia o mundo precisa implementar políticas e alocar recursos para que todos tenham os mesmos resultados na área da saúde.
Guterres acredita que é possível criar o acesso universal de saúde, o que levará a todos prosperarem. Ele afirma que, neste Dia Mundial da Saúde, é hora de assumir um compromisso com um mundo mais saudável e mais equitativo.
O post ONU: No Dia da Saúde, Guterres pede renovação de compromisso com setor apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos