Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONU News, da Organização das Nações Unidas
O último domingo (21) celebrou o Nowruz, o início de um novo ano no calendário persa. Em mensagem, o secretário-geral, António Guterres, disse que a data “marca um novo começo.”
O chefe da ONU lembrou que, no ano passado, a celebração coincidiu com os primeiros dias de uma pandemia arrasadora e sem precedentes. Segundo ele, neste ano o espírito do Nowruz “é mais vital do que nunca”.
Guterres disse ainda que a solidariedade entre comunidades e gerações é crucial. Ele também falou da promessa de cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O secretário-geral afirmou que, nesse momento, se pode começar a ver a luz no fim do túnel. “Enquanto o mundo se une para derrotar a Covid-19, o novo ano é uma inspiração para recuperar e reconstruir de forma mais justa e duradoura, em harmonia com a natureza”, disse.
Oferecendo seus cumprimentos para todos os que marcam a data, Guterres desejou que “este dia promova felicidade, saúde e harmonia para todos.”
Celebração
Nowruz marca o primeiro dia da primavera, no Hemisfério Norte. A comemoração celebra o início do novo ano por mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo há mais de três mil anos.
A data representa um novo ciclo nos Balcãs, na Bacia do Mar Negro, no Cáucaso, na Ásia Central, no Oriente Médio e em outras regiões. A tradição está inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2009.
Segundo a ONU, o Nowruz promove valores de paz e solidariedade entre gerações e famílias, contribuindo para a diversidade cultural e a amizade entre os povos e comunidades.
O post ONU: Nowruz, o Ano Novo persa, é ‘inspiração para recomeço’, diz Guterres apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos