Autoridades da Ucrânia disseram ter apreendido computadores de um grupo hacker envolvido no roubo de mais de US$ 2,5 bilhões. A polícia invadiu a sede do grupo no último dia 27, na cidade de Kharkiv, ao leste do país, segundo a Radio Free Europe.
Na apreensão, policiais encontraram pilhas de cartões bancários, dinheiro e uma sala com equipamentos de informática. Em nota, as autoridades ucranianas não confirmaram se os acusados foram presos.
A gangue controlava servidores de internet responsáveis por executar e controlar uma rede de malware conhecida como “Emotet” – tido como o vírus mais perigoso do mundo.
O grupo hacker operava desde 2014 e já teria invadido redes de diversos bancos estatais e privados de Áustria, Grã-Bretanha, Alemanha, Lituânia, Holanda, Suíça e Estados Unidos.
A operação conjunta contra a Emotet envolveu todos os países afetados e o Canadá. De acordo com a polícia da Alemanha, o vírus causou cerca de 14,5 milhões de euros em prejuízos no país.
“A destruição da infraestrutura da Emotet é um golpe significativo contra o crime organizado internacional da internet”, disse a BKA, polícia federal alemã, em comunicado.
Quando instalado nos servidores via download, o Emotet rouba senhas de bancos. Em alguns casos, o vírus bloqueia os computadores até que o usuário pague uma taxa de “resgate”.
Os hackers também vendiam o acesso aos computadores das vítimas para outros criminosos. O método é conhecido como “malware de serviço”.
O post Ucrânia desmantela grupo hacker envolvido em roubo bilionário apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos