Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Navio de guerra britânico colidiu com submarino russo em 2020, diz governo

Um navio da Marinha Real britânica colidiu com um submarino russo “caçador-assassino” (submarino nuclear armado com mísseis e torpedos de grande potência) durante patrulhamento nas águas do Atlântico Norte. O incidente ocorreu no final de 2020 e só veio à tona na última quinta-feira (6), após um comunicado do Ministério da Defesa do país, informou a Radio Free Europe.

A fragata HMS Northumberland estava rastreando o submarino russo quando o equipamento de sonar – composto por um longo cabo com hidrofones que segue debaixo d’água atrás de um navio – bateu no submarino. O atrito foi registrado por uma equipe de filmagem que trabalhava na produção de um documentário do Canal 5, ‘Warship: Life at Sea’ (“Navio de guerra: Vida no Mar”, sem tradução para o português) que vai ao ar no Reino Unido.

Fragata HMS Northumberland no Oceano Índico durante operações de Contrapirataria (Foto: Defence Images/Flickr)

O episódio até então não havia sido comentado pelo Ministério da Defesa. A confirmação das autoridades veio após a divulgação do material coletado pelos documentaristas. Há uma cena em que a equipe da Marinha Real a bordo percebe que algo estranho aconteceu e a tripulação reage gritando: “O que diabos foi isso?”

“No final de 2020, um submarino russo sendo rastreado pelo HMS Northumberland entrou em contato com seu sonar rebocado”, disse o órgão governamental em uma nota divulgada à imprensa nesta quinta. “A Marinha Real rastreia regularmente navios e submarinos estrangeiros a fim de garantir a defesa do Reino Unido”, acrescentou o documento.

Uma fonte do Ministério da Defesa disse à rede britânica BBC que “era improvável que o submarino colidisse deliberadamente com o cabo do sonar”. Não há informações se o submarino russo sofreu algum dano.

Já o navio britânico precisou retornar ao porto na Escócia para substituir o equipamento avariado.

O post Navio de guerra britânico colidiu com submarino russo em 2020, diz governo apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox