Após um pouso decorrente de uma falsa emergência médica na sexta-feira (5), no aeroporto de Palma de Mallorca, na Espanha, um grupo de passageiros fugiu da aeronave, que tinha como destino a Turquia. O plano supostamente foi orquestrado por imigrantes que tentavam entrar ilegalmente no país após embarcarem no Marrocos num voo da Air Arabia rumo a Istambul. As informações são do site de aviação One Mile at a Time.
O esquema começou a ser articulado quando uma suposta situação de emergência médica surgiu após a decolagem, com um homem marroquino forjando um coma diabético. Os pilotos desviaram a rota para Palma de Mallorca de modo a descarregar o passageiro para que ele pudesse receber atendimento médico. Ao pousar em solo espanhol, 21 outros passageiros desceram as escadas e fugiram. A ação foi registrada em vídeo por uma tripulante.
Ao deixar a aeronave, os fugitivos foram vistos correndo pela pista e pulando as cercas do perímetro do aeroporto. A polícia espanhola iniciou buscas e fez prisões. No sábado (6), 12 ainda eram procurados. Parte dos fugitivos detidos foi encontrada pela Guarda Civil, relatou o jornal local Majorca Daily Bulletin. A investigação agora busca saber se a debandada teria sido espontânea ou se trata de um plano de imigração ilegal dos envolvidos.
No hospital, o suposto enfermo que originou o pouso emergencial foi atendido e recebeu alta após os profissionais constatarem que ele estava bem. De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, o suspeito foi preso em seguida sob acusação de entrar ilegalmente no país. Um outro passageiro que o acompanhou até a casa hospitalar está desaparecido.
“O evento não tem precedentes para um aeroporto espanhol”, declarou à rede britânica BBC
Aina Calvo, principal autoridade governamental para as Ilhas Baleares.O número de envolvidos no incidente foi 24, incluindo uma pessoa presa por comportamento agressivo no avião. O aeroporto ficou fechado por quatro horas e pelo menos 60 voos nacionais e internacionais foram desviados ou atrasados em consequência do episódio. Mais tarde, o avião da Air Arabia Maroc seguiu para a Turquia com os passageiros restantes.
Por que isso importa?
As Ilhas Canárias se tornaram destino de migrantes rumo à Europa: desde o início de 2020, dezenas de milhares se estabeleceram no local, sendo a maioria deles senegaleses.
Muitos africanos subsaarianos tentam ir para a Espanha para fugir da violência e da pobreza que acomete a região. Em períodos de maré baixa na cidade de Ceuta, um enclave espanhol na costa do Marrocos, por exemplo, famílias inteiras chegam a atravessar a pé os cerca de dez quilômetros de mar que separa o país europeu do Marrocos para tentar uma nova vida.
O post Após pouso por falsa emergência, imigrantes fogem de aeroporto na Espanha apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos