A eleição de Kaja Kallas como primeira-ministra tornou a Estônia o único país do mundo a ter duas mulheres eleitas como chefes de Estado e de Governo. Além de Kallas, Kersti Kaljulaid foi eleite presidente em 2016.
Além do pequeno país europeu, de 1,3 milhão de habitantes, há poucas outras nações lideradas por mulheres no mundo. A Nova Zelândia e Barbados têm em comum a liderança de primeiras-ministras e a presença da rainha Elizabeth II como chefe de Estado.
O mesmo ocorre na Dinamarca: Helle Thorning-Schmidt lidera o governo, com a chefia de Estado a cargo da monarca Rainha Margrethe II.
Nomeada por Kaljulaid em 26 de janeiro, Kallas tem maioria entre os 59 deputados do Parlamento. Na votação, 11 parlamentares da oposição concordaram em eleger a líder do Partido da Reforma, de centro-esquerda, após escândalos de propina e implosão da coalizão anterior.
O governo de Kallas também tem metade do gabinete composto por mulheres – um recorde até agora, apontou o portal Estonian World, ligado ao governo estoniano. Entre elas estão Keit Pentus-Rosimannus, a nova ministra de Finanças, e Eva-Maria Liimets, como chanceler, confirmou a Associated Press.
Duas tentativas
Kallas chegou ao poder em sua segunda tentativa em menos de dois anos. Em 2019, a estoniana não conseguiu apoio suficiente para liderar pelo Partido da Reforma e perdeu espaço para o adversário Juri Ratas. O então premiê renunciou no último dia 13 de janeiro.
A instabilidade gerada pelo populista EKRE – sigla de agenda nacionalista, anti-migração e anti-UE (União Europeia) –, integrante da coalizão, contribuiu para a dissolução do governo. A sigla não integra o governo de Kallas.
Antes da Estônia, a Finlândia teve duas representantes do sexo feminino à frente do país. No mandato da ex-presidente Tarja Halonen, entre 2000 e 2012, Anneli Jäätteenmaki e Mari Kiviniemi ocuparam a liderança do governo, em 2003 e 2010 a 2011, respectivamente.
O Sri Lanka também registrou um moimento semelhante. Entre 1994 e 2005, a presidente Chandrika Kumaratunga governou junto de Sirimavo Bandaranaike.
O post Estônia é o único país do mundo com mulheres como presidente e premiê apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos