A Bombril relançou um produto "esponja inox krespinha" em suas midias digitais e em seu site de produtos.
Internautas denunciaramo produto por remeter a cunho racista, inclusive na época em que o produto foi originalmente lançado trazia na propaganda figura de cunho racista.
Foi o tempo da hashtag #bombrilracista entrar nos Trending Topics e a empresa retirou o produto do site.
Propaganda de 1952 |
Procurada pela redação 015 Notícias a ouvidoria declarou que a empresa fará uma nota nas redes sociais sobre o caso e disseram que entrariam em contato conosco dando uma posição sobre nossa indagação.
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A empresa de higiene e limpeza doméstica, fundada em 1948 por Roberto Sampaio Ferreira, coleciona um longo histórico de propagandas com teores racistas e misóginas. Em 2012, a companhia foi denunciada por treze consumidoras para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) pela logomarca da campanha “Mulheres que Brilham”, que tinha como imagem o cabelo próprio de mulheres afrodescendentes.
A acusação das consumidoras considerava esse fato racista, pois a empresa associava a marca de uma palha de aço às características negras. Por unanimidade, o Conselho de Ética do CONAR recomendou o arquivamento da representação em tela. Na época, em sua defesa, a Bombril informou que decidiu alterar o logotipo por causa das reclamações, porém, não reconheceu nenhum defeito ético em sua campanha.
Em outra ocasião, o famoso garoto propaganda da Bombril, Carlos Moreno protagonizou, a nível nacional, um anúncio de publicidade onde realizava a prática “Black Face” no momento de vender os produtos de higiene e limpeza.
Da redação
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